Portas abertas, eixo erguido e sem cadeado: caminhoneiros elaboram estratégias para evitar roubos nas estradas do Grande Rio
Caminhoneiros elaboram estratégias para evitar assaltos no Grande Rio Caminhoneiros que circulam no Rio de Janeiro e na Região Metropolitana usam diferentes e...

Caminhoneiros elaboram estratégias para evitar assaltos no Grande Rio Caminhoneiros que circulam no Rio de Janeiro e na Região Metropolitana usam diferentes estratégias para evitar assaltos. Alguns optam em circular com as portas laterais abertas para que os criminosos vejam que não há nada no veículo. A parte interna vazia fica visível e o objetivo é evitar a abordagem. “Eu estou há 35 anos no mercado trabalhando com isso e, de dois anos para cá, começou isso por causa da abordagem de assaltantes. Pedem para abrir o caminhão, não tem carga, mas eles querem ver que não tem. Aí, às vezes eles levam o caminhoneiro e o caminhão vazio ou com carga”, afirmou o caminhoneiro Bimael Araújo. O caminhoneiro Maycon Zambolini adotou a prática por medo de reviver o trauma de quando foi abordado por ladrões de carga. 📱Baixe o app do g1 para ver notícias do RJ em tempo real e de graça “Parou uma moto do meu lado com duas pessoas, [colocaram] arma no pescoço, um fuzil, e mandaram seguir ali no Complexo do Alemão. Aí aleguei que estava vazio e eles mandaram abrir o baú. Abri, eles viram que estava vazio e me dispensaram. Eu tremia as pernas, não conseguia nem apertar a embreagem mais”, disse Maycon. Caminhão circula com portas abertas no Rio Reprodução/ TV Globo Outra estratégia é erguer o eixo para mostrar que o veículo está sem carga. “Porque, quando está carregado, fica pesado e não ergue o eixo”, explicou Maycon. O caminhoneiro Edmar Silva também tenta mostrar que o caminhão está vazio. “As empresas colocam o lacre, e tem muita gente que coloca o cadeado junto com o lacre. Colocando os dois, automaticamente você está carregando um produto que possa ser roubado. E quando a gente está vazio, eu mesmo não coloco o lacre e não coloco o cadeado, então a porta fica livre”, disse. Ele já passou por uma situação de perigo. “Parei em um posto na Dutra. Chegaram, me abordaram e falaram o que tinha acontecido, o que eu estava e que eu tinha perdido”, contou Edmar. Caminhoneiros usam um eixo erguido em estradas do Rio Reprodução/ TV Globo Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) mostram o crescimento dos roubos de carga. De janeiro a maio, os dados mostram um crescimento de 29% no número de ocorrências, em comparação com o mesmo mês do ano passado. O número de ocorrências registrou um aumento ainda maior se for considerada apenas a Região Metropolitana. O crescimento foi de 31% no mesmo período. Marcelo Turbo, diretor do Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas afirma que os artifícios alegados pelos motoristas para reduzir a chance de ser roubado é adotado por uma minoria. "Realmente há indícios de que algumas empresas estão adotando artifício de andar com o baú do seu caminhão aberto pra mostrar que estão vazios para não serem abordados por marginais, não serem roubados. Mas eu digo pra você que isso é a minoria. A polícia prende e a audiência de custódia solta. Estamos sofrendo com isso. Eu acho que isso daí tem que mudar muito para a gente continuar com todos os marginais que estão sendo presos na cadeia", afirmou Turbo. Roubos de carga têm crescimento no RJ, diz ISP