Cinema itinerante movido a energia solar terá sessões gratuitas em Macaé
Cinema itinerante movido a energia solar terá sessões em Macaé Thaina Tibana O CineSolarzinho, versão infantil do CineSolar, considerado o primeiro cinema i...
Cinema itinerante movido a energia solar terá sessões em Macaé Thaina Tibana O CineSolarzinho, versão infantil do CineSolar, considerado o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, chega a Macaé, no Norte Fluminense, com três sessões gratuitas ao ar livre entre os dias 25 e 27 de junho, a partir das 18h, na Serra Macaense, no Lagomar e no Bosque Azul. A programação é aberta ao público de todas as idades e inclui curtas-metragens com temas ligados à sustentabilidade, ciência, infância, brincadeiras, amizade e meio ambiente. Os filmes contam com recursos de acessibilidade, e o público receberá pipoca gratuita durante as sessões. O projeto é realizado em um furgão adaptado com placas solares, capaz de gerar a energia necessária para o funcionamento de toda a estrutura do cinema. O veículo transporta equipamentos de projeção, som, cadeiras e sistemas de armazenamento de energia, além de funcionar como uma estação móvel de ciência, arte e educação ambiental. 📱 Siga o canal do g1 Norte Fluminense no WhatsApp. Agora no g1 Segundo a idealizadora do CineSolar, Cynthia Alario, a proposta é unir cultura, educação e sustentabilidade em uma experiência voltada especialmente para crianças e famílias. "Levar cinema para as crianças, de forma lúdica, gratuita e sustentável, é uma maneira de ampliar horizontes, estimular a criatividade e fortalecer a cultura desde a infância", afirmou. Além das sessões de cinema, o projeto também promove atividades educativas em escolas públicas por meio da Oficinema Solar. A iniciativa aborda temas ambientais e ensina técnicas de produção audiovisual, como animação em stop motion, permitindo que estudantes produzam curtas-metragens exibidos posteriormente para a comunidade. Em 2026, o Circuito Trident Energy do CineSolarzinho percorre os municípios de Quissamã, São João da Barra e Macaé em comemoração à Semana do Meio Ambiente. Programação em Macaé Quinta-feira (25) Rua das Mangueiras, em Glicério (Serra Macaense) Sessões às 18h e 19h Sexta-feira (26) Escola Municipal Paulo Freire, no Lagomar Sessões às 18h e 19h Sábado (27) Quadra da Escola Municipal Sônia Regina de Souza Lapa, no Bosque Azul Sessões às 18h e 19h A entrada é gratuita e não é necessário retirar ingresso antecipadamente. LEIA TAMBÉM: Bebê morre aos 2 meses após ser espancada em Campos; pai é preso Análise aponta água imprópria para consumo em três pontos de Miracema Vídeo: idoso morre atropelado ao atravessar em frente a carreta em Itaperuna